A.N.D.A. - N O T Í C I A S
Inicio / PALESTRANTES / Vanessa Saeger – Sábias palavras

Vanessa Saeger – Sábias palavras

Acho que não vou conseguir me expressar em palavras tudo o que desejo, não está claro direito nem pra mim..,. Costumo dizer que seria uma autista não fosse a minha adoração por (estar, conviver, intereagir com) “pessoas”.
Porém, nos últimos anos tenho me sentido cada vez menos desejosa de eventos sociais, lugares movimentados, cheios de “grandes novidades”. Eu me perguntei algumas vezes se ter contato tão intenso com pessoas com autismo, dia após dia, estudando, pesquisando, convivendo, me moldava a esse modo de ser… Mas justo eu? tão sociável, tão apaixonada por “gente”?
Nesse congresso (o 3o norte mineiro de Autismo – ANDA) O Autismo pelo lado de dentro – onde todos os palestrantes, jovens e adultos, estão no espectro do autismo, me veio a resposta. Finalmente! Não os copio, nem me moldei a essa realidade, agora eu sei, eu entendi que não é preferência, é entendimento mesmo.
Cada dia mais, ando preguiçosa pra jogos interativos, onde o “menos vale mais”. Com pouca tolerância pra gabolices, seduções calculadas, vitrines de egos, intelectuais teóricos… Eu ainda gosto de gente, conhecer pessoas, tenho muito boa vontade até, e depois de chegar mais perto, perceber os que não tem muito a ver comigo, convivo sem problemas, por vezes até gosto de assistir algumas performances de interação, como quem acompanha uma novela, sabendo que não passa de encenação, pode ser bem didático!
Mas na real? Bom mesmo é baixar a cabeça, conviver e aprender com quem se mostra GENTE de verdade, ali, presente, onde o seu não é NÃO, o seu sim é SIM. Gente que não foge da sua mortalidade, que gosta sem fraudes, se comunicam com o real, inclusive literalmente. Pessoas que como todos tem sim muitos desconfortos pessoais, sociais, mazelas, defeitos e etc, mas não por escolha, não por egoísmo, não por vaidade… mas curiosamente por dificuldade, limitação, desinteresse ou falta de habilidade social, são GENTE que gosto de ter por perto, que são o que nasceram pra ser todos nós, DE VERDADE.
Deve ser inusitado aos olhos de muitos, alguém dizer que deseja aprender a escolher melhor com quem conviver, e intereagir, com modelos cujo “rótulos” diagnósticos apontam para uma “inadequação social;”. Pois é, tem jeito pra mim não, vou seguir na contramão! Prefiro conteúdos à rótulos. E nesse congresso, com a VOZ e VEZ de vocês: Caio Neri, Carol Francisca, Mi Malab, Rodrigo Tramonte, Wilson Marx, Nataly Pessoa , e ,Victor Mendonça., estou ainda mais certa da minha escolha.
Obrigada também por isso.

Conferência

13871933_10206968883122681_1851318346_n

CAIO NERI – PALESTRANTE

Foi aberta com chave de ouro o III Congresso Norte Mineiro da Anda. Caio Neri ...

13884317_10206968883282685_1763003688_n

CAROLINA ALMEIDA – PALESTRANTE

Palestra de Carol – Ontem os espectadores do III Congresso da Anda tiveram a grande ...

92

VICTOR MENDONÇA – PALESTRANTE

No segundo dia do III Congresso Norte Mineiro da Anda recebemos o Victor Mendonça que ...

90

WILSON MARX – PALESTRANTE

Inteligência Emocional  Quando iniciou a Palestra do Wilson, todos os espectadores fixaram os olhos para ...

Um comentario

  1. Sábias Palavras Vanessa, sábias palavras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *